noticias

........................................
........................................
CARREIRAS DEFINITIVAS

........................................

Resultados

........................................

........................................

INVESTIGAÇÃO

........................................
documentação
........................................
FOTOS
........................................
LINKS

Novas tecnologias em Mini-Autocarros Eléctricos

mini-autocarro gulliver transportou só em Bragança mais de 50 mil pessoas em 2007

o exemplo de bragança

A cidade de Bragança durante o ano de 2007 transportou no seus pequenos Gulliver´s cerca de 58.451 pessoas, percorrendo cerca de 38 mil km.

 

mini-autocarro gulliver na tv

"pantufinhas" de coimbra na TV

A RTP na sua rubrica diaria - Minuto Verde - a cargo da Associação Quercus, no Programa da Manhã "Bom Dia Portugal", transmitiu uma pequena reportagem sobre um bom exemplo de mobilidade sustentavel atraves da implementação em Coimbra com o apoio da APVE de Mini-Autocarros Electricos.

 

APVE promove o intercâmbio de experiências com mini-autocarros eléctricos

De 19 a 23 de Novembro de 2005 a APVE - juntamente com municipios detentores de Mini-Autocarros, deslocaram-se a Itália para conhecer a fábrica onde se produzem os mini-autocarros eléctricos "Gulliver", em Frosinone, o depósito e a exploração dos 50 "Gulliver's" em Roma. Foi sucedida por uma visita a Lucca, cidade média próxima de Pisa, onde os primeiros 5 "Gulliver's" equipados com baterias "Zebra", fabricada na Suiça, desempenham 10 horas de serviço diárias, sem troca de baterias. Almejando não só dar a conhecer outras experiências com este tipo de viaturas, assim como promover o intercâmbio entre cidades interessadas neste tipo de tecnologias e serviços de transportes, sendo a carreira de Lucca uma linha intramuros, no centro histórico, com semelhanças aos circuitos praticados nas 5 cidades Portuguesas com autocarros eléctricos.

 

Baterias ZeBRA - mais autonomia

Cinco autocarros eléctricos Gulliver, da Tecnobus, percorrem o centro histórico de Lucca (Itália), efectuando um serviço diário com apenas uma bateria ZEBRA, sem necessidade de troca de baterias. A bateria zebra ocupa o mesmo lugar que ocupariam as tradicionais baterias de chumbo ácido, mas com a vantagem de serem de uma tecnologia que permite muito mais tempo de funcionamento.

 

 

Mini-Autocarro Eléctrico também no Canadá

O Mini-Autocarro Eléctrico Gulliver está a funcionar também na Vila Canadiana da Região do Quebéc. Uma zona de forte produção eléctrica tem, desde Fevereiro, na sua rede de transportes viaturas eléctricas que têm resistido ao clima rigoroso do desta região. Estes novos Mini-Autocarros com as novas baterias ZEBRA permitem uma autonomia média de 100 km o que, para o para o percurso em questão, significa 12 horas de funcionamento. A implementação destes Mini-Autocarros faz parte de um inovador projecto ligado às alterações climáticas, no Canadá

 

 

Mini-Autocarro Eléctrico a Pilha de Combustível

Destaque para a adaptação a pilha de combustível do mini-autocarro eléctrico Gulliver, já utilizado em 2 cidades Alemãs.

Clique aqui para saber mais acerca da experiencia a decorrer tanto em:

Dusseldorf

Rheinbahn

 

HYDROGENICS CORPORATION, European Operations, ENKAT GmbH, , Germany


mkammerer@hydrogenics.com
www.hydrogenics.com

 

Mini-Autocarro Gulliver, no funchal!

Estes Mini-Autocarros funcionam com as novas baterias "Zebra". Este tipo de bateria permite operar um autocarro durante um dia, sem necessidade de trocar baterias. Depois de Lucca (situada no norte de Itália, perto de Pisa), a qual tem quatro autocarros idênticos no seu centro histórico desde Setembro do ano passado, o Funchal é a segunda cidade Europeia e a primeira fora de Itália com este tipo de tecnologia de baterias de tracção aplicada aos “Gulliver”. Roma decidiu renovar progressivamente metade a sua frota de cerca 45 “Gulliver’s”, substituindo as existentes baterias de chumbo ácido por baterias Zebra.

Clique aqui para saber mais acerca da experiencia:

Horários do Funchal

Operador de Transportes do Funchal
Horarios do Funchal

 

A Linha Eco da Horários do Funchal que funciona desde Setembro de 2006 mantem um numero médio de passageiros por dia foi de 173 e a lotação média por veículo de passageiros. A Linha Eco funciona de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 20h00, em circuito permanente no centro da cidade do Funchal, utilizando quatro mini-autocarros eléctricos Gulliver.

 

Seminário - encontro ~Viana do castelo -

Numa altura em que os "Pantufinhas" de Coimbra já comemoram o seu quarta aniversário, e com Viseu e Viana do Castelo a completar o segundo ano de serviço dos seus mini-autocarros eléctricos, em Maio de 2008 se agendou mais um encontro para fazer um ponto de situação referente a este meio de transporte, amigo do ambiente.

Neste enquadramento, após eventos similares em Bragança, Coimbra, Portalegre e Viseu, realiza-se o 5º encontro das cidades Portugueses com mini autocarros eléctricos, aberto ao público e à comunicação social.

 

Programa do Evento

Apresentação

 

 

 

Seminário - encontro ~VISEU-

Sob o Convide do Ex.mo Sr. Presidente da Camara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, teve lugar o 4º Workshop, Monitorização e Manutenção nas 6 cidades Portuguesas com Mini-Autocarros Eléctricos.

 

Programa do Evento

 

 

Seminário - encontro bragança-

Este Seminário decorreu em Bragança no dia 14 de Abril de 2005 e serviu como primeiro encontro para reflectir acerca da utilização por parte dos operadores de Transporte dos Mini-Autocarros eléctricos GULLIVER. Foi também inaugurado oficialmente a LINHA AZUL em Bragança que funcionará permanentemente.

Clique aqui para saber mais acerca da experiencia:

 

Programa do Evento

Site Municipio Bragança

 

 

 

 

Seminário: Experiência com Mini Autocarros Eléctricos em 6 Cidades

 

Este Seminário, que decorreu em Setembro de 2006 juntamente com o 3º Workshop: Monitorização e Manutenção de Mini-Autocarros Eléctricos, teve como objectivo aproximar os municipios que detem Mini-Autocarros GULLIVER e assim poder partilhar experiencias por forma a melhorar o desempenho e utilização desta nova tecnologia.

Programa Seminário

Programa do Workshop

 

 

 

Topo