O que é a APVE
Notícias
Iniciativas
Boletins de Informação
Documentação
Normalização
Questões Frequentes
Links
Contactos
 
   
 
 
   

TULAauto desenvolve minibus autónomo MOVE

O Instituto Pedro Nunes e a TULAauto desenvolveram um veículo elétrico para transporte de pessoas completamente autónomo. Batizado como MOVE, tem uma capacidade máxima de 24 passageiros e é fruto de década e meia de desenvolvimento por parte de especialistas portugueses, que conseguiram atingir o mais elevado nível de autonomia possível (cinco) em termos de navegação e carregamento. 
Nas zonas urbanas, o MOVE pretende melhorar a mobilidade das populações, servindo de complemento ao serviço de transportes públicos convencionais, designadamente em zonas de baixa procura. O MOVE pode igualmente ser utilizado em hospitais, complexos hoteleiros e turísticos, aglomerados industriais, parques de diversão, entre outros.
A operação do MOVE é assegurada por um sistema de gestão e monitorização para veículos autónomos, que apresenta informação sobe a posição, a velocidade e distância percorrida de cada veículo em tempo real, permitindo, por exemplo, definir intervenções preventivas das componentes Mecânicas, informações sobre ciclos de carga e descarga das baterias, entre outros. 

Fonte: http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=56403